Mostrar mensagens com a etiqueta biblioteca. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta biblioteca. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

" Projeto "Ler em Pijama"

No âmbito do projeto "Ler em pijama", tivemos o pai da Luana Afonso da turma A1, a contar "Eu e o meu papá". Tão bom ter encarregados de educação a colaborar com a escola.... 
Obrigada pai Diogo!







quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Ler uns para os outros "Minha Rica Lã"

Coube, hoje à turma A4, do 3º ano de escolaridade vir contar um conto da obra de António Torrado, "Trinta Por uma Linha". "Minha Rica Lã" foi o texto escolhido por estes alunos para fazer uma leitura dramatizada. E que bem que resultou!
As crianças foram muito expressivas e usaram adereços muito adequados ao seu papel.Esclareceram e alertaram os colegas para uma atividade quase em extinção: a tosquia, todo o processo de tratamento da lã relacionando-os com as profissões envolvidas.
Fez-se também um levantamento do vocabulário específico e ainda se reviu o discurso formal e informal.Foi uma atividade muito interessante e muito completa.










quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Ler em Pijama - " Eu quero ser pirata"

A mãe do Rodrigo da sala 1 do JI, Sandra Teixeira, veio à nossa biblioteca dar o mote para a temática do Carnaval, com uma história " Eu quero ser Pirata!"
As crianças ouviram-na com muito interesse e tentaram desvendar o local do Tesouro em mapas que ela facultou!
Foi muito interessante pois também tiveram oportunidade de ver um "verdadeiro " Barco de Piratas e de um Papagaio que é presença constante neste espaço. O bolinho não podia faltar e a sessão não podia terminar da melhor forma!
Bem haja a esta mãe e a todas(os) os Familiares que se disponibilizem a vir ao nosso espaço partilhar histórias que enriquecem o imaginário das nossas crianças!


















quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

A Pré de Vila Meã veio à B. E.

As crianças do Ensino Pré Escolar de Vila Meã vieram à BE Abade de Mouçós, enquanto o seu colega de 5 anos participava na atividade de articulação com o 1º ciclo.
Logo que entraram, o que mais lhes despertou a atenção foram os fantoches. Depressa escolheram os seus favoritos e com eles inventaram conversas e puseram-nos a interagir. foi muito divertido!
Quando esta atividade deixou de lhes interessar, resolvemos contar a História da "Galinha Ruiva," a que eles aderiram com muita satisfação.
Foi uma tarde inesquecível para estas crianças, que demonstraram vontade de voltar e nós de as receber.


































segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Ler em Pijama- "Os Meus Amigos e Eu"

Os pais do Martim da turma A2, Pedro e Suzzi Fraguito vieram à nossa biblioteca ler varias histórias sobre a temática da Amizade, da obra "Os meus Amigos e Eu" de Mário Muñero.
A mãe de família teve o engenho e a arte de criar as ilustrações para as diferentes histórias. E que lindas que estavam!
Os três contaram-nas com muita emoção e expressividade, pondo sempre a tónica na amizade que deve ligar as pessoas. Foi muito bonito ver uma família assim; todos com o maior empenho numa tarefa comum.
Os alunos desta e da turma A3 participaram na exploração da mensagem.
Por fim, o Martim ainda partilhou com os amigos uma canção por si inventada para os homenagear.
Já na sala de aulas, os colegas e professores foram presenteados com doces.
Estes pais tiveram a preocupação de deixar uma ficha para cada aluno sobre os seus valores!
Parabéns pela atividade fantástica que proporcionaram a estas crianças que a receberam com muita alegria e afeto!