Os grupos de alunos de 5 anos da Educação Pré-Escolar foram à turma A1 do primeiro ano no âmbito do projeto Articulação e continuidade educativa.
Hoje foi dia de trabalhar as formas geométricas através de uma história e uma canção. As crianças aderiram muito bem a estas atividades que finalizaram com uma ficha onde puseram em prática os conhecimentos adquiridos de uma forma lúdica. A brincar também se aprende.
No âmbito do projeto OSOS, desenvolvido pela turma A5, do 3º ano, em parceria com outras turmas desta escola, foi criado o "Cantinho da Biodiversidade. Foram plantadas várias árvores, arbustos e plantas aromáticas que, esperemos, atraiam insetos polinizadores, pois esse é o objetivo desta atividade. A vegetação foi escolhida em função da sua floração, para que ao longo do ano haja polén e nectar que permita a preservação das abelhas.
Para nos apoiar nesta tarefa tivemos connosco, o Professor Mário Santos e a investigadora Isabel Cabral que fizeram a seleção das plantas e ajudou na sua plantação.
https://www.facebook.com/profile.php?id=100010618830044&sk=photos&collection_token=100010618830044%3A2305272732%3A69&set=a.810038469360107&type=3
Iniciamos, no dia 20 de março, as comemorações do Dia Mundial da Floresta. A Utad foi nossa parceira nesta atividade e o Sr. professor doutor Domingos Lopes sensibilizou os alunos para a importância da floresta e para a sua preservação.
Os alunos do curso de Teatro e Artes Performativas apresentaram uma peça para reforçar a importância de boas práticas, na defesa do meio ambiente.
Por fim, as crianças tiveram a oportunidade de fazer sementeiras e plantios com a ajuda de alunos de Engenharia Florestal, da referida Universidade!
Foi uma excelente aula teórico-prática, em que os alunos se sentiram ainda mais motivados para a defesa do Planeta.
www.facebook.com/profile.php?id=100010618830044&sk=photos&collection_token=100010618830044%3A2305272732%3A69&set=a.807179112979376&type=3
Recebemos,ontem, na nossa Escola a Escritora Margarida Seixas e a Ilustradora Rute Bastardo, da obra Tina Desatina!
A história era já do seu conhecimento, mas as crianças colocaram muitas questões sobre a conceção da obra quer escrita, quer ilustrada.
A temática veio ao encontro de um projeto já existente na escola: "As abelhas".
Foi uma tarde muito interessante que permitiu o contacto entre leitores escritores e onde todas as curiosidades dos alunos foram colocadas.
Margarida Seixas e Rute Bastardo
Os alunos da Pré estiveram no ginásio a assistir a pequenas histórias contadas de maneira diferente e interagindo com as mesmas. Esta atividade foi realizada pela professora Paula Proença e teve como objetivo a promoção da leitura e dos livros utilizando estratégias diferentes e diversificadas.
Paula Proença